Saiba Mais

 

19
maio. 17
0

Como a especialidade da Radiologia Intervencionista se desenvolveu?

Existiram diversos pioneiros nesta especialidade, sendo que o primeiro registro médico de um tratamento feito através desta técnica foi em 1964, pelo doutor Charles Dotter, nos Estados Unidos. Na época, ele conseguiu salvar a perna de uma paciente desfazendo a obstrução de uma artéria por dentro da mesma, sem a necessidade de uma cirurgia aberta.
Desde então, a criatividade junto com a necessidade de se alcançar métodos de tratamento menos invasivos tão eficazes ou melhores quanto cirúrgicos, impulsionou o desenvolvimento da especialidade. Por exemplo, em 1990, após ter perdido o pai vítima de um aneurisma cerebral, o doutor Guido Guglielmi, nos Estados Unidos, desenvolveu um método capaz de tratar aneurismas cerebrais por dentro das artérias, sem a necessidade de cirurgia, o que hoje em dia, para muitos casos, já é considerado como primeira linha de tratamento.

0

Existe alguma relação da Hiperplasia Prostática Benigna com o Câncer?

Não existe relação da hiperplasia benigna da próstata com o câncer prostático. São doenças distintas que podem, inclusive, coexistir.

Leia Mais

O que é Hiperplasia Benigna da Próstata?

A hiperplasia benigna da próstata, como o nome já diz, é uma doença benigna caracterizada pelo aumento de volume da glândula com consequente estreitamento da uretra, que possui uma parte de seu trajeto no interior da próstata.

Leia Mais

Para que serve a próstata?

A próstata é uma pequena glândula do tamanho de uma noz, que fica localizada entre a bexiga e a parte inferior da pélvis masculina. Sua função no organismo é a de produzir parte do líquido que forma o esperma, ajudando a alimentar e proteger o espermatozoide.

Leia Mais