Saiba Mais

 

5
mar. 15
1+

Vídeo Completo – Miomas

O que são miomas ?

Os miomas são tumores benignos que nascem no útero, e que, a depender do tamanho e localização determinam diversos sintomas.

 

Quais são os sintomas de quem tem mioma ?

Muitas mulheres não sentem nada A maioria só descobrem que possuem um mioma em exames de ultra-som de rotina. No entanto, uma parcela de mulheres pode cursar com dor, sangramentos menstruais intensos, até mesmo fora do ciclo, além de sensação de peso no abdome, dor, vontade de ir várias vezes ao banheiro urinar, infertilidade e abortamentos repetidos.

 

Quem tem mioma precisa sempre operar ?

Não. Vai depender muito dos sintomas que a paciente esteja apresentando. E mesmo que esteja indicada a retirada do mioma, a paciente pode optar por diversas formas de tratamento que não a retirada do útero (histerectomia).

 

Quais as opções de tratamento para quem possui mioma?

Além da histerectomia, a videolaparoscopia e videohisteroscopia também são formas de tratamentos dos miomas. Existem também formas medicamentosas, na intenção de reduzir o tamanho, e mais recente a todas essa técnicas, a embolização de miomas.

 

O que é embolização de miomas ?

A embolização de miomas é um tratamento médico minimamente invasivo, que consiste na oclusão dos vasos sanguíneos que nutrem os miomas, através da injeção na circulação local de pequenas esferas. Desta maneira, os miomas acabam morrendo por falta de nutrientes, e o organismo da mulher vai aos poucos absorvendo os miomas, que assim reduzem de tamanho. O procedimento é realizado apenas com um corte do tamanho de uma ponta de caneta na virilha, por onde o médico Radiologista Intervencionista tem acesso ao útero e aos miomas,  e assim realiza o tratamento.

 

Quais são os benefícos da embolização?

A embolização de miomas é considerada pela Sociedade Americana de Ginecologia e Obstetrícia nível 1A de evidência científica no tratamento de miomas. Isso corresponde ao nível mais alto de confiabilidade em medicina, o que demonstra os benefícios da embolização quando bem indicada.

Já no hospital a paciente poderá caminhar seis horas após o término do procedimento. O tempo de internação é bastante curto (aproximadamente 24 horas) e geralmente ocorre um retorno rápido às atividades habituais da paciente.

Possibilita a preservação do útero, tratar diversos miomas ao mesmo tempo, ausência de cicatrizes cirúrgicas ou pontos, e índices de melhora dos sintomas em torno de 96% das pacientes tratadas.

1+

Existe alguma relação da Hiperplasia Prostática Benigna com o Câncer?

Não existe relação da hiperplasia benigna da próstata com o câncer prostático. São doenças distintas que podem, inclusive, coexistir.

Leia Mais

O que é Hiperplasia Benigna da Próstata?

A hiperplasia benigna da próstata, como o nome já diz, é uma doença benigna caracterizada pelo aumento de volume da glândula com consequente estreitamento da uretra, que possui uma parte de seu trajeto no interior da próstata.

Leia Mais

Para que serve a próstata?

A próstata é uma pequena glândula do tamanho de uma noz, que fica localizada entre a bexiga e a parte inferior da pélvis masculina. Sua função no organismo é a de produzir parte do líquido que forma o esperma, ajudando a alimentar e proteger o espermatozoide.

Leia Mais